Laboratório Concórdia


INFORMATIVOS


Atividade física ajuda no controle da glicemia


06/12/2019

A atividade física é fundamental para prevenir e controlar o diabetes. No Brasil, são 16 milhões de diabéticos.

Dezesseis milhões de brasileiros são diabéticos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só que a maioria dos diabéticos não consegue controlar a glicemia – o que é fundamental para combater a doença.

A atividade física pode ser a saída para controlar a glicemia. De acordo com o preparador físico Márcio Atalla, a atividade física melhora a glicemia por três razões:

- Ajuda a diminuir gordura
- Melhora a sensibilidade à insulina
- Ativa o GLUT4 – principal captador/transportador de glicose no músculo

“Quando você faz atividade física, você consegue diminuir a quantidade de gordura no corpo. Isso é importante porque o nosso corpo, para controlar a glicemia, ele produz a insulina. A insulina tem resistência à gordura. Ou seja, quanto mais gordura você tiver, mais insulina você vai produzir”, explica Atalla.

O que é a glicemia? É a concentração de glicose no sangue. Ou seja, a glicemia alta é o excesso de açúcar no sangue. Essa glicose é usada como fonte de energia para o funcionamento de todas as células do corpo.

Qual tipo de atividade física?
“A atividade física aeróbica consegue um gasto calórico maior e acaba pegando muito mais o açúcar excedente”. Exemplo de atividades: corrida, caminhada, bike. “Só que, quanto mais massa muscular você tem, quando você faz sua atividade aeróbica, mais você vai conseguir captar esse açúcar. Nessa combinação da atividade aeróbica e atividades que você ganhe massa muscular, como musculação, pilates, você consegue aumentar a massa muscular e ser mais eficiente na hora de tirar o açúcar excedente”, completa o preparador físico.

Fonte: Bem Estar









topo