Laboratório Concórdia

INFORMATIVOS

Câncer: 5 dicas essenciais para se prevenir

04/02/2020

O Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre o impacto das próprias atitudes no combate ao câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 80% a 90% dos casos de câncer estão relacionados a causas externas, como as transformações no meio ambiente provocadas pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida.

Veja a seguir 5 dicas que podem ajudar você a prevenir o câncer e ter uma vida mais saudável.

1. Não Fume

O tabagismo é uma doença que pode provocar diversos tipos de câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Segundo o Ministério da Saúde, ao fumar, mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas no ambiente, e inaladas por fumantes e não fumantes. Preserve a sua saúde e a de outras pessoas.

2. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer. Quando esse hábito é combinado ao vício de fumar, as chances de adquirir a doença se tornam ainda maiores.

3. Alimente-se bem

Uma alimentação variada, equilibrada e saborosa, proporciona prazer, saúde e bem-estar. Evite alimentos ultraprocessados e aposte no consumo diário de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes, castanhas, feijões e outros grãos. Além de muito nutritivos, esses alimentos podem impossibilitar o desenvolvimento do câncer.

4. Pratique atividades físicas

Movimente-se diariamente. Existem inúmeras formas de fazer isso: caminhar, correr na rua, andar de bicicleta, dançar, fazer musculação, passear com o cachorro, cuidar da casa ou do jardim, convidar os amigos para jogar uma partida de futebol, trocar o elevador pelas escadas, etc. Experimente! Encontre a modalidade que você mais gosta e coloque em prática hoje mesmo.

5. Evite exposição prolongada ao sol

Outra atitude que pode ajudar na prevenção contra a doença é o cuidado com a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Se for inevitável não esqueça de usar filtro solar, beber bastante água para manter o corpo hidratado, cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como calça e camisa de manga comprida, usar chapéu e óculos de sol.